5 dicas para a saúde dos pais em tempo de pandemia

Colégio Dinamico - 5 dicas para a saúde dos pais em tempo de pandemia
29-07-2021

5 dicas para a saúde dos pais em tempo de pandemia

Acúmulo de tarefas na quarentena pode fragilizar a saúde dos pais O ano de 2020 e 2021 foram desafiadores para todos. A pandemia causada pelo novo coronavírus colocou diante de nós desafios inéditos: levou pessoas queridas, sobrecarregou hospitais, fragilizou a economia, fez trabalhadores experimentarem o home office pela primeira vez, afastou os alunos da escola. O fato é que ninguém saiu ileso e quem tem filho foi duplamente impactado, tendo que cuidar do trabalho, de si e da família em casa. Essa não é uma tarefa fácil e, por isso, precisamos falar sobre a saúde dos pais nesta quarentena. Contudo, hoje separamos algumas dicas práticas, focadas exclusivamente na saúde mental e física dos pais, mães ou responsáveis por uma criança ou adolescente. Afinal, não podemos ficar preocupados apenas com nossos filhos e nos deixar de lado. Precisamos estar bem para poder cuidar deles. Tenha uma rotina e delegue tarefas Estabeleça horários para as suas atividades. Isso inclui acordar, trabalhar, auxiliar os filhos, fazer as refeições e até as pausas. Obviamente, não é possível seguir a mesma rotina de antes da pandemia, mas tente trazer para a situação atual alguns elementos com os quais você já está acostumado. Por exemplo: nada de trabalhar de pijama! Na hora de pensar a parte da rotina que envolve os cuidados com a casa e com os filhos, lembre-se que ninguém consegue fazer tudo sozinho. Neste momento tão desafiador, o trabalho colaborativo é ainda mais importante. Por isso, delegue tarefas, ajude quando puder e peça ajuda quando precisar. Tome cuidado com o consumo de informações Não é de hoje que o consumo desenfreado de informações causa ansiedade e sentimentos ruins, como angústia. Por isso, mesmo que deseje saber o tempo todo novidades sobre a pandemia ou outros assuntos relacionados, estipule um momento do seu dia para se atualizar e tome cuidado para não cair em fake news. Além disso, procure se abster um pouco das notificações do celular, principalmente quando estiver realizando atividades que exigem concentração. Isso vai ajudar a manter o foco. Faça atividades em família Passar tempo com quem a gente gosta é essencial para o nosso bem-estar, e, com a família reunida em casa de quarentena, em algum momento, todos terão uma horinha para fazer algo juntos. Dar atenção às pessoas que estão ao seu lado no dia a dia e se dedicar com elas a uma atividade prazerosa pode ser algo simples de se fazer. Vocês podem cozinhar juntos e aproveitar refeições com todos à mesa, jogar, assistir a filmes ou a séries, se exercitar ou até mesmo descobrir um novo hobby em comum. Use a tecnologia para se conectar com as pessoas Nem todo mundo que você ama está de quarentena na sua casa. E, neste momento de isolamento social, é muito importante manter a aproximação com essas pessoas de outras formas. Aproveite o que a tecnologia tem a oferecer: ligue ou faça uma videochamada com seus pais, avós, irmãos, primos ou amigos. Fazer isso não vai contribuir apenas para a sua saúde mental, mas também para a deles. Separe um tempo para você Família, trabalho, tarefas domésticas. Pode parecer que o seu tempo está todo preenchido, mas, em meio a tudo isso, é fundamental que você reserve um momento apenas para você. Ter esse espaço para contemplar a sua própria companhia melhora a convivência e o ajuda a cuidar da sua saúde mental. Aproveite esse período para refletir, se exercitar, ler um livro, ouvir uma música ou fazer qualquer outra coisa que você goste. O importante é priorizar esse autocuidado.