Férias escolares e sua importância.

Colégio Dinamico - Férias escolares e sua importância.
16-07-2021

Férias escolares e sua importância.

Um estudo realizado pela Academia Norte Americana de Pediatria (APP), apontou que o período de férias é de grande importância para o desenvolvimento das crianças, tanto para seu desempenho cognitivo, quanto no convívio social. É sabido que devemos investir tempo e energia em nossas atividades, porém o descanso é essencial para manter o rendimento. Depois de certo tempo estudando sem intervalos a produtividade não é a mesma. As crianças precisam descansar da rotina escolar, ter contato com a família, fazer coisas diferentes e prazerosas. Isso recarrega sua energia para voltar às aulas com mais vigor. Às vezes focamos somente no conteúdo formal que é preciso aprender, mas uma criança que está de férias, está aprendendo muito sobre socialização, lazer, diversão, família e está aprendendo habilidades que a deixam mais segura na hora de voltar à escola. Quando cobrada a estudar mesmo nas férias, a criança perde a motivação, pois todo o esforço realizado até então não foi convertido em momentos prazerosos, e ela sente como se fosse ela que não conseguisse alcançar as metas colocadas pelos pais. Tanto adultos como crianças precisam de descanso, e por mais que estudar seja prazeroso, não deixa de ser uma obrigação e responsabilidade a qual eles devem lidar o ano todo. Após esse “descanso” nas férias, as crianças voltam mais felizes, mais dispostas a aprenderem, a mente fica mais “aberta” ao aprendizado, e isso é muito bom para o progresso na escola. O mais importante é saber que a criança está bem e está curtindo suas férias da melhor maneira, dentro daquilo que é possível para cada família. Curtir cada minuto, fazer com que os momentos sejam inesquecíveis e saber que serão sempre lembrados pelo seu filho, pois ficam gravados na cabecinha dele. Aproveitem bem a importância das férias escolares!